Um canivete “suiço” de quase 2000 anos

 

Em 1880, o exército suíço encomendou um instrumento dobrável para seus soldados abrirem latas e desmontarem seus rifles, desde então, os canivetes são chamados genericamente de “canivete suíço” ou “Swiss army knife” ou uma peça romana, em exibição no Museu Fitzwilliam em Cambridge – UK, mostra que esta ideia já vinha circulando há pelo menos 1800 anos!

O canivete da época dos Romanos é feito de ferro, madeira e prata e possui uma colher, garfo, espátula, faca e alguns acessórios bastante práticos para pequenos consertos, acredita-se que deveria ser um objeto de luxo, provavelmente posse de um rico mercador ou um militar que viajava com freqüência.

Este artefato pode ter sido usado para descascar frutas, abrir nozes, frutos do mar e até para cuidados pessoais como manicure, os peritos datam entre 201 DC e 300 DC.

 

Foto: Museu

A lâmina da faca está enferrujada, mas os outros utensílios estão em boas condições. Não é uma peça comum, já foram encontradas pequenas facas e colheres de bronze da época romana, projetadas para serem portáteis e facilmente transportadas nas roupas, mas uma engenhoca com tantos elementos combinados é raríssima.

Além desta em Cambridge há apenas algumas peças semelhantes, uma em uma coleção particular na Suíça, e outras encontradas em uma tumba na Bulgária e no norte da Itália.

 

 

Foto do primeiro canivete encomendado pelo exército Suíço à cutelaria alemã Wester & Co.

 

 

Estes canivetes foram chamados de Modell 1890 e possuíam uma única lâmina, abridor de latas e chave de fenda, com cabo de carvalho escuro. Estes canivetes só passaram a ser fabricados na Suíça dez anos mais tarde na empresa que viria a se chamar Victorinox, homenagem de Karl Elsner à sua mãe Victoria.

Foi chamado pelos soldados americanos de Swiss Army Knife pois seu nome original era praticamente impronunciável: “Schweizer Offiziersmesser” ou “Sackmesser”

Hoje, o canivete está disponível em mais de 100 combinações e modelos diferentes. A sede da Victorinox, a fábrica e o show room estão localizados na cidade suíça de Ibach. Todos os dias, mais de 34.000 unidades deixam a fábrica, sendo 90% para exportação.

Canivetes suíços são presentes masculinos clássicos, perfeito para amigos e parentes.

 

Fotos: Museu Fitzwilliam
Fonte: Museu Fitzwilliam